Home Home


Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes

 
ANACLA
Biografia de Arlene Dellatorre
  página anterior  
    
Cadeira 48
Patrono: Di Cavalcanti
Data da Posse: 24/06/22
Balneário Camboriú/SC
Em 1960, meus pais Nair e Eduardo (in memória) e família se apaixonaram por esta linda praia nativa BC e fixaram residência permanente neste paraíso.
Início de vida com muito trabalho, o casal inicia sua vida, mas sempre visando o lado cultural e amando a arte, eles realizam um templo de cultura, o Cinerama Delatorre, onde toda a família trabalhava e engrandecia-se com os magníficos filmes da época. Meu pai pintava os cartazes do cinema, era um artista, minha mãe cuidava e reciclava até panos- de chão.
Os anos passaram e a praia tornou-se uma cidade com o mar muito poluído.
Ao me aposentar, tendo a arte na veia e o a visão de cuidar dos recursos naturais, criei o Projeto Salve os Oceanos, onde as obras são realizadas com material reutilizado e em grande parte recolhidos das areias da praia e do mar, como as rolhas deixadas na areia durante a noite do réveillon.
Hoje, com 15 anos atuando, o projeto participou de inúmeras exposições, como na Procuradoria da República em Florianópolis, Volvo Ocean Race em Itajaí, Beto Carrero World e muitas outras, além de oficinas e palestras.
Atualmente expõe permanente no Oceanic Aquarium.
Neste ano realizou a Galeria Sustentável Salve os Oceanos, restaurando uma antiga casa e onde estão expostas 116 obras de arte, todas sustentáveis, com vidros, rolhas, pet, tampinhas, pedras semipreciosas, material marinho recolhido durante o alargamento da areia em BC e outros materiais.
Temos um só Planeta. Cuidar dele para as futuras gerações é a nossa responsabilidade.

Postado por Mara Viana   Artigo 48   19/07/2022